​© 2018 Todos os direitos reservados

RIO DE JANEIRO | contato@amoracj.com

Como saber o número do seu dedo?

Normalmente os anéis de noivado são utilizados no dedo anelar esquerdo. Enquanto as alianças são utilizadas no dedo anelar direito durante o noivado e no dedo anelar esquerdo após o casamento. Os demais anéis são livres para serem usados em qualquer dedo, que podem variar de tamanho de uma mão para outra. Algumas pessoa tem mais propensão a inchaço e o dedo pode aumentar ao longo do dia, no verão ou em períodos pré-menstruais e principalmente durante a gravidez. Todos esses fatores precisam ser levados em conta na hora de escolher o tamanho do anel.

1. Aneleira ou Medidor de Anel

Esses dois métodos são os mais precisos e os oficiais usados por joalheiros. A aneleira tem diversos tamanhos de anéis. Experimente até encontrar aquele que fique mais confortável no dedo escolhido. Após ter escolhido o aro que ficou mais apropriado para o seu dedo, verifique o número do aro, esse será o número do seu anel.  

Para medir usando o medidor de anéis, você vai precisar de uma anel que esteja confortável em você e usá-lo no medidor. De preferência utilize um anel que seja liso por dentro para facilitar a precisão. Coloque o anel no medidor e anote a medida indicada, essa será o número do seu anel.

3. Barbante ou Fita em volta do dedo

Este é o método mais fácil para se chegar até a medida do anel, caso não tenha uma aneleira. Você vai precisar de um barbante, uma tesoura, uma régua e a tabela de correspondência que nós disponibilizamos clicando aqui.

Pegue o barbante e de uma volta no dedo que deseja medir, depois corte com a tesoura exatamente na junção. Você pode pedir a ajuda de uma outra pessoa para facilitar o corte do barbante. Estique o fio de barbante cortado sobre a régua e veja qual é a medida que está marcando em centímetros. Veja as imagens de 1 a 4 ao lado.

É muito importante que as medidas sejam precisas, pois milímetros podem fazer a diferença.

O barbante pode ser substituído por arame, ou corda, algo flexível que auxilie na marcação.

2.  Diâmetro interno de um anel

Efetue a medição interna do anel com o auxilio de uma régua. Aqui você irá medir o diâmetro da circunferência interna do anel, como mostra a figura ao lado e verifique o número correspondente na tabela. (clique aqui)

Atenção: é necessário muita precisão na execução desse método, pois as medidas variam em poucos milímetros.